Sunday, May 7

Domingo IV da Páscoa





Reflexão
Este 4º Domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor: Jesus é aquele que cuida das Suas ovelhas, que as livra do perigo. É também a porta através do qual poderemos ter acesso a Deus e à Sua vontade.
No Evangelho, Jesus apresenta-se como o Bom Pastor. E a sua missão é conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Está dividido em duas pequenas parábolas: o do Bom Pastor e a da Porta.
Na primeira, aparece a figura do Bom Pastor numa atitude de ternura com as ovelhas... Ele conhece, chama pelo nome, caminha com elas e elas seguem-no; escutam a sua voz, porque sabem que as conduz com segurança. Pelo contrário, também aparecem os ladrões e os bandidos que são todos os que se apresentam como Pastor, ou até falam em nome de Cristo mas procuram apenas os seus interesses e as vantagens pessoais.
Na segunda parábola, Jesus apresenta-se como a Porta das ovelhas: quem entrar por mim será salvo. Como sabemos, a porta permite a passagem dos donos da casa e impede a entrada a estranhos. Nesta parábola diz-nos que para aqueles que são pastores significa que ninguém pode ir ao encontro das ovelhas se não tiver um mandato de Jesus, se não tiver sido convidado por Jesus, se não se orientar pela prática de Jesus, e para as ovelhas significa que Jesus é o único lugar de acesso para que as ovelhas possam encontrar as pastagens que dão vida.

No comments: