Thursday, August 2

Quinta-feira da Semana XVII do Tempo Comum


Jeremias passa pela casa do oleiro. Observa o trabalho do artesão, o carinho com que modela as peças. O profeta compreende o significado do que observa e sente-se chamado a anunciar ao povo quanto observa: como o oleiro desfaz os vasos que não saem bem, e volta a modelá-los, assim Deus, Criador e Senhor dos povos, pode eliminar aqueles que não cumprem a sua vontade pois os destinos de Judá e de Israel estão na mão de Deus. Mais do que o poder de Deus, sugere-se o terno cuidado com que trata o seu povo para que corresponda à sua vocação. É aí que ele se encontra em segurança apesar da sua fragilidade pois são tentativas para que ele se deixe moldar e assim encontre a forma cada vez mais perfeita.
A Igreja é fonte de santidade no mundo e põe à nossa disposição os meios necessários para o encontro com Deus. Sejamos fiéis aos Seus ensinamentos: como o barro nas mãos do oleiro, assim estais vós na minha mão.

No Evangelho, uma nova parábola pretende fazer compreender o que é o reino dos Céus. Se o entenderam, os discípulos estão agora capazes de o anunciar aos outros. Esta nova parábola refere-se à presença simultânea de bons e maus no seio da comunidade cristã até ao fim dos tempos. Como na rede se encontram peixes bons e peixes ruins, assim também na Igreja há quem viva e acolha a palavra de Jesus, e há quem a recuse ou permaneça indiferente: A Igreja é santa no seu Fundador, nos seus meios, mas formada por homens pecadores; temos que contribuir para melhorá-la e ajudá-la a uma fidelidade sempre renovada (João Paulo II). A separação, de uns e de outros, acontecerá no fim dos tempos, e pertence a Deus fazê-la. Só então se manifestará quem é bom e quem é mau, quem confessou Cristo com o coração e os lábios e quem o confessou só por palavras, quem pertence à comunidade dos filhos de Deus e quem não pertence. Mas insiste-se no perigo que ameaça aquilo que não presta que não poderá ser recebido no reino dos Céus, quando chegar a hora de se fazer a recolha da rede.

No comments: