Friday, August 10

Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir


São muitas as formas de pobreza humana: a espiritual, a material, a cultural, a moral que podem ser ultrapassada pela caridade. Deus é caridade e é o dador de todos os bens. As criaturas são apenas seus instrumentos. Quanto mais generosos forem com os outros, maiores favores receberão de Deus. Por isso, quem repartir com generosidade recolherá com generosidade.

Quem vive em união com Cristo, entra no dinamismo do seu amor, e torna-se uma só coisa com o Pai. Servir o Filho é reinar com Ele no coração do Pai, é associar-se a Ele na obra da redenção. O amor pelo Pai e pelo homem levaram Jesus a entregar-se até à morte, até ao dom da própria vida, para que todos tivéssemos vida. O grão de trigo, quando morre na terra, gera vida e torna-se fecundo. O discípulo de Jesus é chamado a viver o mesmo mistério de morte para gerar a vida e ser fecundo em favor dos seus irmãos.

S. Lourenço, Diácono do Papa Sisto II, sofreu o martírio, pouco tempo depois do Papa durante a perseguição de Valeriano e deu-nos um exemplo de fidelidade à Igreja que assim foi-se expandindo pelo mundo inteiro: quem semeia com largueza também colherá com largueza. Deus conta com a nossa colaboração na obra da Redenção, oferecendo as pequenas contrariedades, as dores, os sofrimentos. É o nosso grão de trigo, que dará muito fruto.

No comments: